Thursday, February 7, 2008

Aula no Museu: Paula Rego em Serralves





Paula Rego | Auto-retrato

Aos 10 anos, depois da 4ª classe, fui para o colégio inglês de St. Julian’s em Carcavelos. Divertíamo-nos imenso. Lá aprendi tudo o que sei. Na escola inglesa davam-nos tintas que podíamos usar à vontade, espalhando-as, sujando-nos e pintando o que queríamos. Muito antes, tinha de decidido que queria ser pintora, creio. Foi aos oito anos, parece-me que quis ser pintora.”

Aprende a Olhar, nº 1, IIE




The blue fairy whispers to Pinnochio
http://library.thinkquest.org
(visitado em 27 Novembro 2005)

Histórias infantis e juvenis também lhe serviram de inspiração. A artista reescreve visualmente a história que origina cada trabalho ou cada série, seleccionando e salientando detalhes que sobrepõem o seu universo ao cosmo que lhe posa servir de modelo

«Eu tinha muitos medos, mas tentava encontrar uma saída algures, uma porta como Alice. Pegamos numa coisa grande e tornamo-nos grandes, ou pegamos numa outra coisa grande e tornamo-nos pequenos. Temos que encontrar o nosso caminho entre as coisas...»

Paula Rego




Gepetto washing Pinocchio
(visitado em 27 Novembro 2004)





snow white swallows the poisened apple
http://www.saatchigallery.com/imgs/



Museu Serralves | Convite Exposição Paula Rego

"A exposição apresentará uma selecção da obra de Paula Rego produzida a partir de 1996, incidindo particularmente na relação entre a sua pintura e o desenho, assim como na construção de situações ficcionais singulares e idiossincráticas. A artista apresentará pela primeira vez os desenhos preparatórios das suas pinturas, realizando ainda uma nova série de trabalhos, especificamente pensados para esta exposição, a partir de um tema onde surja como referência a cidade do Porto."



Paula Rego
http://www.serralves.pt

"Paula Rego apropria-se frequentemente de recordações pessoais, de imagens retidas do seu imaginário, assim com de narrativas textuais populares e literárias. Os livros e as histórias que lhe servem de referência funcionam como um intertexto da ficção que cada seu trabalho constitui."

Museu Serralves, Comissariado Ruth Rosengarten e João Fernandes

15 Outubro 2004 - 23 Jan 2005







Exposição Paula Rego | Serralves 2004
foto: Serralves





Paula Rego | Praia


"Mais de 100 mil pessoas visitaram a exposição Paula Rego, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, segundo informações da Fundação de Serralves."

DN, 3 Janeiro 2005

“...Uma das exposições mais aguardadas do ano. É uma antológica dos últimos anos de produção de Paula Rego que, depois de 50 anos em londres, mantém uma ligação íntima ao país onde nasceu.” 

Óscar Faria, Público, 14 Outubro 2004





Aula no Museu de Serralves
foto: Serralves



Aula no Museu de Serralves
foto: Serralves




Paula Rego | War (2003)
Aula no Museu de Serralves
foto: Serralves




Aula no Museu de Serralves
foto: Serralves

  • Aula no Museu: Currículos Língua Portuguesa e Cidadania.
Aula no museu teve por objectivo introduzir o estudo da Narrativa e apropriação de técnicas de escrita criativa na área curricular de Língua Portuguesa.


Os alunos apreciaram imenso a visita de estudo e exprimiram as suas opiniões no nosso blogue de apoio curricular de Lingua Portuguesa aqui e aqui.

Entre os meus alunos, estava Henrique Siza Vieira, neto do arquitecto Siza Vieira que quis exprimir a sua admiração pela obra de seu avô. A ler aqui 

Já em sala de aula, depois da visita de estudo, as duas turmas entregaram-se com entusiasmo a actividades de escrita criativa apoiada no quadro que mais os impressionou War que representa a visão da pintora sobre as crianças apanhadas pela guerra. Os alunos identificaram-se com a obra por ter conhecimento do conflito via media.

  • Melhores textos narrativos escritos por alunos poderão ser lidos: 

Histórias inspiradas em Paula Rego I

Histórias inspiradas em Paula Rego II;

Histórias inspiradas em Paula Rego IIIJornal Escolar.



Turma E | 6º Ano

24.10.2004

Professora Dinamizadora


G-Souto

Professora de Língua Portuguesa| Formação Cívica


Agradecimentos:

Fundação Serralves – Serviço Educativo


G-Souto

Outubro 2004
Copyright © 2004G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

Creative Commons License

Referências:

Créditos : Fotos Museu Arte Contemporânea Serralves 

Paula Rego Exposição 2004 | Serralves

Paula Rego Exposição | Facebook

Actualizado em 20.11.2014

No comments: