Monday, February 11, 2013

Dom Quixote 1605-2005 : Recursos & Actividades Currículos Língua Portuguesa & IT







Ilustração Dom Quixote | Biblioteca Virtual de Portugal
http://purl.pt/

«Los niños la manosean, los mozos la leen, los hombres la entienden y los viejos la celebran; y, finalmente, es tan trillada y tan leída y tan sabida de todo género de gentes...» 

Quijote, II-III




Miguel de Cervantes
retrato: Juan de Jáuregui, por volta de 1600

Miguel de Cervantes Saavedra é o mais destacado escritor espanhol e uma das grandes figuras da literatura de todos os tempos. 





El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha
Miguel de Cervantes Saavedra

A sua obra-primaDom Quixote, considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental, sendo muitas vezez considerad um dos melhores romances já escrito.




Miguel de Cervantes
 Retrato de Eduardo Balaca
Em 1605, Miguelde Cervantes (1547-1616) deu à estampa a 1.ª parte de El ingenioso hidalgoDon Quixote de la Mancha, obra-prima da literatura universal cuja 2.ª edição saiu em Lisboa ainda nesse ano, 1605, completada com a 2.ª parte em 1615.


"El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, se publicó en dos partes a principios del siglo XVII, la primera apareció en 1605 y la segunda en 1615."




IV Centenario Dom Quijote de la Mancha
Castilla-La Mancha

No IV Centenário da 1ª edição (1605), Espanha leva a cabo grandes eventos que visam destacar toda a obra deste imortal autor. A região de Castilla-La Mancha viu-se assim no  centro do universo da obra de Cervantes.






Ilustração Dom Quixote | Biblioteca Virtual de Portugal

Portugal ocupa um lugar de honra dentro da representação iconográfica do Quixote, uma vez que os primeiros testemunhos conhecidos em que é dado ao cavaleiro um aspecto visual são portugueses e pertencem ao mesmo ano da publicação do romance de Cervantes.

« Amante de bem comer, menos de vestir, Dom Quixote gastava as suas muitas horas de ócio a ler livros de cavalaria, enchendo a casa de literatura cavaleiresca e embebendo-se «tanto na leitura, que levava as noites a ler, desde lusco-fusco a lusco-fusco, e igualmente os dias, desde sol a sol. E assim, de pouco dormir e muito ler, aconteceu ressecarem-se-lhe os miolos e toldar-se-lhe de todo o juízo»

Aquilino Ribeiro, como pode ler-se  nas primeiras linhas do romance na engenhosa tradução.


 


Dom Quijote
Miguel de Cervantes
ilustração Mingote

O engenhoso fidalgo Dom Quixote cavalga através das páginas de um álbum, magnificamente ilustrado pelo famoso humorista Mingote e traduzido do castelhano por Alice Vieira, que convida o leitor a descobrir de forma simples e divertida uma das melhores obras de todos os tempos.

Nota: Actualmente, faz do PNL : Livro recomendado PNL2027 dos 6-8 anos - leitura inicial



O Meu Primeiro Dom Quixote
tradução: Alice Vieira
ilustração: Mingote
Publicações Dom Quixote

Os alunos da truma C do 5º ano leram a obra O meu primeiro Dom Quixote, numa adaptação infantojuvenil de AliceVieira, ilustrada pelo humorista espanhol Mingote e editada por Publicações Dom Quixote, 1ª edição, 2005.

Aproveitando as celebrações dos 400 anos da publicação de Dom Quijote, os alunos fizeram um trabalho de pesquisa durante e após leitura do livro.








"Hola amigos, soy Miguel de Cervantes Saavedra y me imagino que sabéis que soy uno de los escritores más famosos de la historia pero permitidme que os cuente mi complicada vida (...)





Castilla-La Mancha

Eis as várias actividades que foram desenvolvidas em projecto trancurricular...


Actividades:

  • Biografia;
  • Retrato de Dom Quixote;
  • Ilustração de capa (trabalho de grupo);
  • Histórias na história (cartas de amor);
  • Exposição na biblioteca escolar, aberta.






Moeda comemorativa de Dom Quixote
España

A maior parte dos alunos teve a oportunidade de descobrir  Cervantes através de suportes pedagógicos adequados aos seus interesses, bem como ao nível de estudos e nível etário.

Desenvolveram várias actividades transcurriculares que muito os enriqueceu. Foi com entusiasmo que criaram textos, ilustrações, motivados pela leitura do livro Meu Primeiro Dom Quixote.






No final fez-se uma exposição onde os alunos expuseram todos os trabalhos elaborados ao longo do projecto. 

A exposição esteve aberta, como em anos anteriores, a pais, alunos e professores.


Professora Coordenadora
Gina Souto | Língua Portuguesa

Participação
Professores EVT 
Jorge Figueiredo | Graça Montenegro

Ano lectivo 2005-2006

G-Souto

11.02.2013

actualizado em 29.09.2020
Copyright © 2022G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

Creative Commons License


No comments: