Monday, February 11, 2013

IV Centenário Dom Quixote 1605-2005 : Actividades Currículos Língua Portuguesa







Ilustração Dom Quixote | Biblioteca Virtual de Portugal
http://purl.pt/

«Los niños la manosean, los mozos la leen, los hombres la entienden y los viejos la celebran; y, finalmente, es tan trillada y tan leída y tan sabida de todo género de gentes...» 

Quijote, II-III

Miguel deCervantes Saavedra é o mais destacado escritor espanhol e uma das grandes figuras da literatura de todos os tempos.




Miguel de Cervantes
 Retrato de Eduardo Balaca
Em 1605, Miguel de Cervantes (1547-1616) deu à estampa a 1.ª parte de El ingenioso hidalgoDon Quixote de la Mancha, obra-prima da literatura universal cuja 2.ª edição saiu em Lisboa ainda nesse ano de 1605, completada com a 2.ª parte em 1615.




IV Centenario Dom Quijote de la Mancha
Castilla-La Mancha

No IV Centenário da 1ª edição (1605), Espanha leva a cabo grandes eventos que visam destacar toda a obra deste imortal autor. A região de Castilla-La Mancha viu-se assim no  centro do universo da obra de Cervantes.






Portugal ocupa um lugar de honra dentro da representação iconográfica do Quixote, uma vez que os primeiros testemunhos conhecidos em que é dado ao cavaleiro um aspecto visual são portugueses e pertencem ao mesmo ano da publicação do romance de Cervantes.

« Amante de bem comer, menos de vestir, Dom Quixote gastava as suas muitas horas de ócio a ler livros de cavalaria, enchendo a casa de literatura cavaleiresca e embebendo-se «tanto na leitura, que levava as noites a ler, desde lusco-fusco a lusco-fusco, e igualmente os dias, desde sol a sol. E assim, de pouco dormir e muito ler, aconteceu ressecarem-se-lhe os miolos e toldar-se-lhe de todo o juízo»

Aquilino Ribeiro, como pode ler-se  nas primeiras linhas do romance na engenhosa tradução.


 


Dom Quijote
Ilustração Mingote




O Meu Primeiro Dom Quixote
tradução: Alice Vieira
Publicações Dom Quixote
http://www.dquixote.pt/

Os alunos da truma C do 5º ano leram a obra "O meu primeiro Dom Quixote" numa adaptação infanto-juvenil de AliceVieira, ilustrada pelo humorista espanhol Mingote e editada por Publicações Dom Quixote, 2005.






Castilla-La Mancha


Actividades:

  • Biografia;
  • Carta a Dulcineia;
  • Retrato de Dom Quixote;
  • Ilustração de capa (trabalho de grupo);
  • Histórias na história (cartas de amor);
  • Exposição


A maior parte dos alunos teve a oportunidade de descobrir a personagem de Cervantes através de suportes pedagógicos adequados aos seus interesses, bem como ao nível de estudos e nível etário.

Desenvolveram várias actividades transcurriculares que muito os enriqueceu. Foi com entusiasmo que criaram textos e ilustrações motivados pela leitura do livro  Meu Primeiro Dom Quixote.

No final fez-se uma exposição onde os alunos expuseram todos os trabalhos elaborados ao longo do projecto. 

A exposição esteve aberta, como em anos anteriores, a pais, alunos e professores.


Professora Coordenadora
Gina Souto | Língua Portuguesa

Participação
Professores EVT 
Jorge Figueiredo | Graça Montenegro

Ano lectivo 2005-2006

G-Souto

11.02.2013
Copyright © 2013G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

Creative Commons License



No comments: