Aula de Esfera - Azulejo português
Hospital S. José Lisboa
Enquanto quis Fortuna que tivesse
Esperança de algum contentamento,
O gosto de um suave pensamento
Me fez que seus efeitos escrevesse.
(...)
Luis Vaz de Camoes, Enquanto quis Fortuna que tivesse
Primavera da Europa - Spring Day : Celebrate Europe in your school - foi dos
primeiros eventos escolares, a nível europeu que chegou às escolas portuguesas.
Tinha como objectivo incentivar os jovens das escolas europeias a conhecer o
pensamento europeu sobre democracia e cidadania.
Spring Day começou em 2002. Os meus alunos começaram a participar em 2003, embora só tenhamos registos a partir de 2005, dado que o website Spring Day foi desactivado (2002-2008). Restam sítios expositivos de Spring Day 2009 e 2010.
Também o site da escola foi desactivado, dado o actual enquadramento de Agrupamentos de Escolas.
Temos, no entanto, o registo da nossa participação em 2008, no nosso BlogdosCaloiros, apoio e enriquecimento curricular de Língua Portuguesa, uma das primeiras experiências de uso de blogues em contexto educativo.
Spring Day for Europe 2008
http://www.springday2009.net/
À medida que os anos passavam, um maior número de escolas europeias participou e a celebração de "Primavera da Europa".
Da agenda dos projectos de Escola, esta actividade passou a fazer parte, dado que os meus alunos, participavam com entusiasmo num projecto europeu que os punha em contacto, mesmo que indirectamente, com jovens de
muitos países europeus.
Jovens de toda a Europa aprendiam e faziam ouvir as suas vozes a propósito de várias q
várias questões europeias.
O tema de Primavera da Europa 2006, “Debatendo o nosso Futuro”, abordava uma vasta agenda de relevantes questões para a geração mais jovem, que estão também englobadas no cerne do Plano D.
(texto com supressões)
Tema central:
Tema central:
"Aprender e Debater a Europa". Apresentava um conjunto de quatro actividades sub-temáticas:
- A minha proposta para a Europa
- Onde está a Europa?
- Heróis Locais
- Weblog da Primavera da Europa para jovens europeus.
Os alunos participaram nas seguintes Actividades:
- Heróis Locais - 5C
- Onde está a Europa? - 5C|5I
Foi uma experiência muito participada e activa. Os alunos empenharam-se com muito entusiasmo na descoberta dos jovens dos 25 países que faziam parte, na época, da União Europeia (UE).
Dos vários trabalhos enviados para o site de Spring Day, este foi o seleccionado. Pertence à aluna Francisca.
Dos vários trabalhos enviados para o site de Spring Day, este foi o seleccionado. Pertence à aluna Francisca.
Mas, claro! Estão todos de parabéns pelo empenhamento e partilha de saberes!
Depois do Dia Europeu das Línguas (Setembro 2005), primeiro projecto a nível europeu dos alunos das minhas turmas, envolveram-se de novo em projectos europeus, com apoio das tecnologias, ao longo dos anos curriculares.
Foi sempre muito gratificante o desafio tantas vezes apresentado aos alunos de partilhar saberes e experiências, desenvolvendo novas competências digitais.
Foi sempre muito gratificante o desafio tantas vezes apresentado aos alunos de partilhar saberes e experiências, desenvolvendo novas competências digitais.
.
A Professora GSouto
12.12.2014

No comments:
Post a Comment