Tuesday, October 16, 2012

Encontro com António Manuel Venda




António Manuel Venda e GiSouto
créditos: GSouto

No dia 1 de Fevereiro de 2002, as turmas 6F|6G (2001/02) convidaram António Manuel Venda, um autor das novíssimas luso-literaturas para participar de um "Encontro com um Jovem Escritor" que teve lugar na Biblioteca Luisa Dacosta da nossa escola.

Para além de todos os alunos das turmas, as Professoras de Língua Portuguesa, Educação Musical e EVT estiveram presentes, bem como Pais, Encarregados de Educação e outros elementos da comunidade educativa.






O Velho que esperava por D.Sebastião
António Manuel Venda

O desafio começou na aula de Língua Portuguesa. Um final de tarde, ao passar pela minha livraria preferida, detive-me num livro O Velho que esperava por D. Sebastião e folheei.

E o acaso me levou a uma página  em que o velho “...a seguir disse-me que um dia mais tarde, quando eu casasse e tivesse filhos, era melhor não lhes contar nada acerca das nove estrelas que traziam num sonho a mulher da nossa vida. Assim não lhes estragaria a surpresa do amor...”.

Fiquei presa aquela fórmula simples, à sensibilidade do descrever os sentimentos, à sabedoria do inexplicável na tradição popular.

Também eu ouvira na minha infância estórias de encantamentos de nove estrelas durante nove noites!

Comprei o livro, fui aprofundando a escrita deste jovem autor que até então desconhecera. 

Decidi pois entrar em contacto com o autor, António Manuel Venda. Não recordo muito bem como cheguei até ele. Sei que pesquisei na Internet - suponho que foi um dos primeiros escritores a publicar online livros ou excerto de livros - e enviei um email.




O Velho que esperava por D.Sebastião
António Manuel Venda

António Manuel Venda, depois de entender o meu projecto, enviou-me por email vários contos que tinha escrito, embora ainda não compilados em livro. 

Foi aí que encontrei o conto adequado ao perfil dos alunos que leccionava: "A Chegada Tardia do Macaco." 

Posteriormente o conto foi incluído no livro O Amor por Entre os Dedos (2005).

Devo acrescentar que tinha comigo a primeira geração de "nativos digitais", hoje denominada "Net-Gen". Todos andavam de telemóvel na mão, adoravam surfar na Internet, liam Harry Potter, e este conto era o ideal para desenvolver o projecto. Se o lerem, perceberão a razão.




A Chegada Tardia do Macaco
créditos: Versão ilustrada alunos

Partilhei o conto com os alunos nas aulas curriculare de Língua Portuguesa. Estava decidida a fazer leituras de novos autores portugueses e não só. Fugir dos livros 'programados', de modo a cativar a geração pottermania para o gosto da leitura de jovens autores portugueses.



 

Os Papagaios da Roda Gigante
Uma Aventura do Zeca Zangão
António Manuel Venda
créditos : António Manuel Venda

Entretanto, os alunos foram interagindo com o autor António Manuel Venda pela internet, via site em que o escritor ia publicando uma história online : Os Papagaios da Roda Gigante : uma aventura de Zeca Zãngão.

Nas aulas de Língua Portuguesa, continuávamos a leitura do conto A Chegada Tardia do Macaco e, a partir da leitura, os alunos iam sendo motivados a desenvolver várias actividades de escrita criativa.





A Chegada Tardia do Macaco
créditos: Versão ilustrada alunos


Surgiram actividades bastante divertidas e muito criativas. Na aula, tínhamos acesso a um computador muito velhinho, mas que nos permitia fazer pesquisas, comunicar com o autor através do blog que mantinha na altura (2000-2001) à medida que o projecto avançava. 




A Chegada Tardia do Macaco
créditos: Versão ilustrada alunos

As actividades foram publicadas no sítio web da escola. Posteriormente retiradas, sem que pudesse guardar os ficheiros das mesmas. Lamentável.





A Chegada Tardia do Macaco
créditos: Versão ilustrada alunos

Propus enão às professoras de EVT para apoiar os alunos a ilustrar o  livro, contendo as diferentes versões que criaram nas actividades de escrita criativa. Esta imagem faz parte de uma das conclusões diferentes da do livro.




A Chegada Tardia do Macaco
créditos: Versão ilustrada alunos

E para culminar, como agradecimento ao escritor, depois de saber que gostava de música francesa dos anos 80, solicitei à professora de Ed. Musical que preparasse com os alunos a interpretação de Tous les garçons et les filles de mon âge de Françoise Hardy.*




Françoise Hardy
Cover album Vogue
créditos: discográfica Vogue

A Conversa com o Jovem Escritor foi muito animada. Os alunos puseram questões muito assertivas que causaram a admiração e até um certo divertimento a António Manuel Venda. Este respondeu a todos com afectividade e boa disposição.

No final, cada delegado de turma ofereceu a ilustração do conto feito pela sua turma, devidamente encadernada com o apoio das professoras.




Foto: ©GS
Grupo alunos & Professora Música
Biblioteca escola

Foi então que um grupo de alunos dirigidos pela professora de Música interpretou (instrumentos e voz) a canção de Françoise Hardy como agradecimento ao escritor. Devo dizer que a interpretação foi perfeita. 

A letra da canção em francês foi trabalhada nas aulas de Língua Portuguesa pela professora GSouto, como introdução à Língua Estrangeira.

António Manuel Venda não contava com a surpresa. Ficou deveras agradado.

Foi um dos primeiros projectos transcurriculares da escola. E foi um sucesso.





Escritor António Manuel Venda
créditos:António Manuel Venda

Ao escritor António Manuel Venda os alunos agradeceram a simpatia e afabilidade, bem como a disponibilidade de se deslocar de Lisboa ao Porto para este encantador encontro.

Professora Coordenadora:
Gina Souto | Língua Portuguesa | Francês LE

Professoras Colaboradoras:

Ana Paula Neves | Educação Musical
Luisa Barbosa e Alcinda Mota | Educação Visual e Tecnológica

Junho 2002

G-Souto


16.10.2012

Actualizado 03.08.2022
Copyright © 2012G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 


Creative Commons License




 Proibida a reprodução de fotografia e ilustrações dos alunos.

1 comment:

Anonymous said...

Olá,
Sou apreciadora da obra de António Manuel Venda.
Desconhecia este projecto tão interessante. Um projecto pedagógico que alunos e professora desenvolveram com muita cratividade. Quantas actividades!

Estou certa que o autor ficou agradado e que os alunos passaram a ler mais.

Parabéns a todos, professoras e alunos.

Abraço
Maria da Luz